Por Agência Dominium
Idealizador do Monitor Energia do Futuro, relator dos projetos de lei do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono e do Combustível do Futuro (leis 14.948/2024 e 14.993/2024, respectivamente), o Deputado Federal Arnaldo Jardim foi escolhido pelo prêmio Excelência Parlamentar, organizado pelo Ranking dos Políticos, o melhor congressista de 2024.
As premissas do levantamento são fundamentadas nos pilares de Anticorrupção, Antiprivilégios e Antidesperdício, além da conduta ética e o comprometimento dos legisladores com o interesse público, a melhoria da eficiência do Estado brasileiro e do ambiente de negócios.
A atribuição de pontuações aos políticos é um processo fundamentado em informações provenientes de fontes oficiais, tais como os sites da Câmara, do Senado e dos Tribunais de Justiça. O Prêmio Excelência Parlamentar é elaborado anualmente pelo Ranking dos Políticos desde 2016. Em comemoração ao prêmio recebido pelo deputado, um grupo de amigos preparou uma homenagem ao parlamentar em um restaurante de Brasília, nesta quarta-feira (4/12).
Nascido em Altinópolis-SP, Arnaldo Jardim está em seu 5º mandato como deputado federal. É engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP, iniciando sua vida política como líder estudantil, quando foi diretor do DCE da USP e da União Estadual dos Estudantes.
Eleito pela primeira vez em 1986, foi o relator do anteprojeto da Constituição Estadual e da emenda que acabou com a imunidade parlamentar para crimes comuns.
É cidadão de vários municípios paulistas; recebeu inúmeras condecorações; paraninfo de diversas turmas de formandos nos setores de engenharia, agronomia e outros.
Arnaldo Jardim coleciona um currículo de excelência na vida pública:
- Secretário da Habitação do Estado de SP (presidindo o Conselho Nacional de Secretários da Habitação).
- Nova Lei do Cooperativismo de Crédito e Fiagros (Fundos de Investimentos em Cadeias Agroindustriais).
- Secretário da Agricultura de São Paulo (presidindo o Conselho Nacional de Secretários da Agricultura).
- Sempre presente no ranking dos melhores políticos do Congresso Nacional.
- Relator de diversas leis, entre elas: Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono, Combustível do Futuro, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Pagamento por Serviços Ambientais e Debêntures de Infraestrutura.
- Na Câmara, é vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e preside as Frentes Pelo Brasil Competitivo, do Cooperativismo, da Economia Verde e, também, a Comissão Especial da Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde.
Energia Renovável e Agro
Arnaldo Jardim é o grande nome no Congresso Nacional em diversas temáticas. Entre elas, é referência na pauta da energia renovável e do agronegócio brasileiro. A sua atuação nas leis do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono e do Combustível do Futuro, com intenso diálogo com os setores e o Poder Público, resultaram em um grande impulsionamento nos investimentos e no desenvolvimento tecnológico nacional.
Somente com as leis do Hidrogênio de Baixo Carbono e o Combustível do Futuro, mais de R$ 346 bilhões foram anunciados em investimentos nos setores no Brasil, de acordo com os dados oficiais monitorados pelo Monitor Energia do Futuro.
Em novembro de 2024, o início de um novo projeto de sua curadoria: o Monitor Energia do Futuro. O projeto tem como objetivo acompanhar a definição regulatória infralegal das leis 14.948/2024 e 14.993/2024, fornecer informações sobre investimentos nestes setores, além de estimular a inovação científica e tecnológica no setor de energia. Ao divulgar estes dados de forma organizada, o Monitor estimula novos investimentos e parcerias setoriais, identificando projetos e oportunidades com potencial de crescimento e de desenvolvimento tecnológico.